quinta-feira, 15 de maio de 2014

Relações Étnico Raciais



É interessante vermos como o tema racismo e preconceito divide opiniões. De um lado, vemos pessoas que defendem o negro, a sua história, e de outro pessoas que acham que falar em preconceito é um modo de afirmar o preconceito em nossa sociedade.
Nos séculos passados, a ciência deu origem ao racismo devido a sua afirmação da diferença biológica entre a espécie humana, julgando assim, uma raça sendo inferior à outra, virando assim um senso comum. 
O padrão etnocêntrico em nossa sociedade está pautado no branco. O negro iniciou sua história sendo explorado, discriminado, rebaixado e atualmente, apesar das conquistas dos negros, o preconceito ainda paira sobre essa camada da população.  E uma dessas conquistas, foi a questão das cotas que vem abordando no texto acima e que acho que é uma política implantada para tentar diminuir as consequências do tratamento que sempre foi dado ao negro, apenas para tentar diminuir o número alarmante de negros principalmente pobres que não tem acesso à educação, e isso não quer dizer que o negro é menos inteligente que o branco ou que tem menos capacidade.
Acho importante o negro reafirmar sua identidade e sua origem, acho que deve ser discutido sim a questão do preconceito, que paira ainda em nossa sociedade que tem uma falsa ideia, um mito no que diz respeito à democracia racial conforme afirma Gilberto Freire, pois numa sociedade miscigenada como a nossa, há de maneira oculta e internalizada a discriminação contra o negro.
O preconceito separa as pessoas da convivência social e humana. A sociedade se mostra cruel e impiedosa fazendo com que pessoas ou seres que deveriam estar dando as mão umas às outras estão se dilacerando através do preconceito.
Invés de ficarmos alfinetando uns aos outros, por opiniões divergentes, devemos reconstruir a estrutura do ser humano, pois não existe ninguém superior ou inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário