quarta-feira, 7 de maio de 2014

A transmitição da cultura indígena brasileira nas escolas



A seguinte imagem acima, é um exemplo de como a transmissão da cultura e do modo de viver indígena é passada nas escolas. Essa é uma visão ultrapassada, pois a maioria dos índios não moram em ocas e nem vivem nus (pode ocorrer somente ainda em tribos isoladas em matas fechadas que não tiveram contato com a civilização, como tribos na floresta Amazônica Ver aqui ). 
Atualmente, como conhecemos, a maioria dos índios vivem como o homem branco, usam roupas, moram em casas e muitos não mais adoram como deus elementos da natureza, como por exemplo num trabalho da faculdade no 1° período, fizemos um trabalho etnográfico de uma tribo de índios Tikuna que moravam no município de Duque de Caxias, que faziam parte de uma igreja evangélica e viviam segundo costumes do homem branco, porém, sem perderem sua própria identidade como índios e celebravam rituais de sua cultura sempre que possível para não perderam a tradição.
Portanto, muitos índios praticam seus rituais sim mas com o intuito de manterem suas tradições. E como vemos, cada tribo possui costumes e rituais diferentes uns dos outros, não é tudo igual, como mostram os estereótipos.
Então concluo dizendo que as escolas devem transmitir o conhecimento sobre o índio de uma maneira realista, como o índio realmente vive atualmente e sua verdadeira essência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário