domingo, 20 de abril de 2014

Racismo com a cor negra!!!



A reportagem acima me chamou muito a atenção! Podemos ver até que ponto uma pessoa chega para se igualar ao "padrão de beleza" imposto em nossa sociedade. Pois a mesma impõe um padrão como estereótipo a pele e olhos claros e cabelo liso e quem não tem esse "visual hegemônico" está fora do "modelo ideal de sociedade". E muitos tentam alcançá-lo apelando para coisas absurdas como foi o caso dessa cantora africana. Muitas pessoas negras (principalmente as mulheres que são mais pressionadas por essas "regras" de beleza) não se auto afirmam como negros até se inferiorizam e se sujeitam à imposição colocada ao negro.
A sociedade discrimina a cor negra, como por exemplo, muitos lugares a entrada de negros é restrita, a recusa pelo empregador de aceitar o negro, na maioria das vezes o negro é visto como favelado, bandido; O cabelo negro também é alvo de críticas, visto como mal cuidado, feio, ruim, rebelde. Então, a meu ver, o negro sofre  várias pressões, discriminações e preconceitos pela sua cor que acaba fazendo com que ele mesmo rejeite sua origem, sejam preconceituosos (advindos de generalizações de estereótipos) com sua própria cor.



No Brasil, um país miscigenado, onde todos são misturas de cor e que até mesmo na música "Olhos Coloridos" da cantora Sandra de Sá onde fala que "Todo brasileiro tem sangue crioulo", ainda sim o preconceito para com a cor negra é bem forte.
A sociedade precisa reconhecer que independentemente da cor todos precisam reconhecer que somos apenas uma raça: a humana.




Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário