segunda-feira, 21 de abril de 2014

Arte indígena

http://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/modos-de-vida/artes

O link acima aborda a arte indígena que desde o século XVI desperta o interesse e a curiosidade no homem branco. Tais artefatos já foram considerados como "exóticas e raras" por pessoas nobres e hoje é considerada por muitos como artefatos museológicos (de museus) e como artesanato.
Os artefatos indígenas são construídos com o intuito do uso em rituais ou como uso no próprio cotidiano. A confecção desses artefatos muitas vezes são feitos delimitando a idade e o gênero (muitas vezes são feitos por mulheres) do artesão. Exige-se também conhecimento por parte do artesão a manipulação dos materiais (que são retirados da própria natureza) para a fabricação.
Cada tribo indígena possui artefatos singulares, expressando determinados sentidos àquela obra. As artes indígenas também são expressas através da pintura e perfuração corporal, das danças, rituais, construções, músicas, vestes, etc.

Exemplos de artes indígenas retiradas da internet:








Devido a ascensão do capitalismo, a maioria das tribos indígenas colocam à disposição suas obras artísticas à venda para o homem branco, como vemos muitas vezes na capital do RJ. Muitos comercializam para se equiparar, se adaptar ou sobreviver ao hodierno.


Referência:
  • Brasil, Povos indígenas. O conceito de artes e os índios. Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/modos-de-vida/artes. Acesso em 21/04/2014 às 21:09h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário